DIDÁTICA
No estudo das tarefas ou atividades didáticas, discutimos sobre os estudos dirigidos como uma técnica que pode ser importante no processo de ensino-aprendizagem, porque ele incentiva a atividade intelectual do aluno, força-o a descoberta de seus próprios recursos mentais, dentre outros benefícios.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que correspondem a benefícios que o estudo dirigido pode trazer para o aluno, o professor e o processo de ensino-aprendizagem.
I- Oportunizar ao aluno situações para que ele possa aprender por meio de sua própria atividade, de acordo com seu ritmo próprio.
II- Facilitar o atendimento das diferenças individuais pelo professor.
III- Favorecer o desenvolvimento da independência e da segurança do aluno.
IV- Dispensar a mediação do professor para a realização do trabalho.
V- Possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e ampliação da aprendizagem.
São corretas as seguintes afirmativas:
III, IV e V apenas;
II e V apenas;
I, II, III e V apenas;
I, II e III apenas.
I, II, III, IV e V;
As relações de autoridade ou autoritárias fazem parte da prática pedagógica e das relações estabelecidas entre alunos e professores. Tendo como base os estudos realizados e as características das relações de autoridade. Leia as afirmativas a seguir:
I - A principal característica do professor que privilegia as relações de autoridade é a construção das relações marcadas por competência e liderança.
II – Na relação professor-aluno marcada por relações de autoridade, os alunos obedecem o professor. Obedecem não por acreditar, mas porque são obrigados, não têm escolha. Obedecem, mas não respeitam.
III – As relações de autoridade tem duplo valor na educação: ensinar o aluno a se normatizar e levá-lo a usar a sua liberdade.
IV - As relações estabelecidas pautadas na autoridade são relações baseadas no respeito mútuo, na obediência voluntária, na reciprocidade, na cooperação.
V – As relações de autoridade criam um clima emocional que pode gerar sentimentos de hostilidade, ressentimento, inferioridade e passividade nos alunos.
As afirmativas CORRETAS estão contempladas em:
I e V apenas;
I, III e IV apenas;
I e II apenas;
todas são corretas.
I, II e V apenas;
No documento-síntese das conclusões do I seminário As didáticas em questão são apresentadas três recomendações para que uma nova visão de didática pudesse vir realmente se concretizar e para que o movimento de reconstrução do conhecimento na área pudesse, de fato, avançar. As recomendações são:
I- Que haja uma busca sistemática de definição do objeto da Didática.
II- Que se procure articular o discurso sobre a Didática com a Didática vivida no dia a dia da prática educativa.
III- Que seja feita uma análise crítica dos conteúdos abordados nos cursos de Didática.
São corretas as recomendações contidas na alternativa:
I, II e III
I apenas
III apenas
I e III apenas
II e III apenas
O livro de Comenius, Didática Magna, traz em seu bojo as seguintes ideias referentes às mudanças que precisam ser realizadas na educação:
I- A prática escolar deveria imitar os processos da natureza;
II- Nas relações entre professores e alunos seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança;
III- O professor passaria a ser considerado um missionário no lugar de um profissional da educação;
IV- A organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e as necessidades de alunos e professores de terem outras atividades.
São corretas APENAS as alternativas:
II e III
I e II
I e III
I, II e IV
I, II e III
Você estudou que o planejamento na escola é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. É uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações.
Assim, pensando sobre o planejamento escolar e suas funções, leia as afirmativas a seguir:
I É função relevante do planejamento escolar assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de forma que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade evitando a improvisação e rotina.
II Uma das funções do planejamento escolar é explicitar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente, articulando-os com as tarefas da escola, o que nem sempre necessita levar em conta as exigências do contexto social mais amplo.
III Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos que compõem o processo de ensino é função importante do planejamento escolar.
IV Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas o professor e alunos devem executar e replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas é uma das funções do planejamento escolar.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
II, III e IV apenas.
III e IV apenas;
I e II apenas;
II e III apenas;
I, III e IV apenas;
A formação da teoria didática para estudar as relações entre ensino e aprendizagem, surgiu a partir do século XVII quando Comenius elaborou o primeiro tratado sobre o assunto, que recebeu o nome de Didática Magna.
Abaixo trazemos alguns posicionamentos sobre a obra. Assinale aqueles que realmente se referem à intenção de Comenius em sua obra Didática Magna.
I- Comenius foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e normas de ensino.
II- Comenius foi um educador que não considerava o interesse de seus alunos.
III- Comenius desenvolveu ideias contrárias aos princípios dos educadores.
IV- Sua obra Didática Magna, contraria os interesses entre professores e alunos.
São corretos os seguintes posicionamentos:
I apenas
I, II, III e IV
I e II apenas
IV apenas
III apenas
A perspectiva fundamental da didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articula as três dimensões humana, técnica e sociopolítica, no centro configurador de sua temática.
PORQUE
Procura analisar a prática pedagógica concreta e seus determinantes, contextualiza a prática e procura repensar as dimensões técnica e humana de modo contextualizado, analisando as diferentes metodologias, o contexto em que foram geradas, as concepções de mundo, de sociedade, de homem e de educação que veiculam.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A indisciplina tem sido um dos aspectos da educação escolar, vivenciado e discutido pelos educadores no cotidiano escolar. Com base nos estudos realizados podemos dizer que:
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
III, IV e V apenas;
II e V apenas;
I, II, III e V apenas;
I, II e III apenas.
I, II, III, IV e V;
As relações de autoridade ou autoritárias fazem parte da prática pedagógica e das relações estabelecidas entre alunos e professores. Tendo como base os estudos realizados e as características das relações de autoridade. Leia as afirmativas a seguir:
I - A principal característica do professor que privilegia as relações de autoridade é a construção das relações marcadas por competência e liderança.
II – Na relação professor-aluno marcada por relações de autoridade, os alunos obedecem o professor. Obedecem não por acreditar, mas porque são obrigados, não têm escolha. Obedecem, mas não respeitam.
III – As relações de autoridade tem duplo valor na educação: ensinar o aluno a se normatizar e levá-lo a usar a sua liberdade.
IV - As relações estabelecidas pautadas na autoridade são relações baseadas no respeito mútuo, na obediência voluntária, na reciprocidade, na cooperação.
V – As relações de autoridade criam um clima emocional que pode gerar sentimentos de hostilidade, ressentimento, inferioridade e passividade nos alunos.
As afirmativas CORRETAS estão contempladas em:
I e V apenas;
I, III e IV apenas;
I e II apenas;
todas são corretas.
I, II e V apenas;
No documento-síntese das conclusões do I seminário As didáticas em questão são apresentadas três recomendações para que uma nova visão de didática pudesse vir realmente se concretizar e para que o movimento de reconstrução do conhecimento na área pudesse, de fato, avançar. As recomendações são:
I- Que haja uma busca sistemática de definição do objeto da Didática.
II- Que se procure articular o discurso sobre a Didática com a Didática vivida no dia a dia da prática educativa.
III- Que seja feita uma análise crítica dos conteúdos abordados nos cursos de Didática.
São corretas as recomendações contidas na alternativa:
I, II e III
I apenas
III apenas
I e III apenas
II e III apenas
O livro de Comenius, Didática Magna, traz em seu bojo as seguintes ideias referentes às mudanças que precisam ser realizadas na educação:
I- A prática escolar deveria imitar os processos da natureza;
II- Nas relações entre professores e alunos seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança;
III- O professor passaria a ser considerado um missionário no lugar de um profissional da educação;
IV- A organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e as necessidades de alunos e professores de terem outras atividades.
São corretas APENAS as alternativas:
II e III
I e II
I e III
I, II e IV
I, II e III
Você estudou que o planejamento na escola é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. É uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações.
Assim, pensando sobre o planejamento escolar e suas funções, leia as afirmativas a seguir:
I É função relevante do planejamento escolar assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de forma que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade evitando a improvisação e rotina.
II Uma das funções do planejamento escolar é explicitar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente, articulando-os com as tarefas da escola, o que nem sempre necessita levar em conta as exigências do contexto social mais amplo.
III Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos que compõem o processo de ensino é função importante do planejamento escolar.
IV Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas o professor e alunos devem executar e replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas é uma das funções do planejamento escolar.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
II, III e IV apenas.
III e IV apenas;
I e II apenas;
II e III apenas;
I, III e IV apenas;
A formação da teoria didática para estudar as relações entre ensino e aprendizagem, surgiu a partir do século XVII quando Comenius elaborou o primeiro tratado sobre o assunto, que recebeu o nome de Didática Magna.
Abaixo trazemos alguns posicionamentos sobre a obra. Assinale aqueles que realmente se referem à intenção de Comenius em sua obra Didática Magna.
I- Comenius foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e normas de ensino.
II- Comenius foi um educador que não considerava o interesse de seus alunos.
III- Comenius desenvolveu ideias contrárias aos princípios dos educadores.
IV- Sua obra Didática Magna, contraria os interesses entre professores e alunos.
São corretos os seguintes posicionamentos:
I apenas
I, II, III e IV
I e II apenas
IV apenas
III apenas
A perspectiva fundamental da didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articula as três dimensões humana, técnica e sociopolítica, no centro configurador de sua temática.
PORQUE
Procura analisar a prática pedagógica concreta e seus determinantes, contextualiza a prática e procura repensar as dimensões técnica e humana de modo contextualizado, analisando as diferentes metodologias, o contexto em que foram geradas, as concepções de mundo, de sociedade, de homem e de educação que veiculam.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A indisciplina tem sido um dos aspectos da educação escolar, vivenciado e discutido pelos educadores no cotidiano escolar. Com base nos estudos realizados podemos dizer que:
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
I e V apenas;
I, III e IV apenas;
I e II apenas;
todas são corretas.
I, II e V apenas;
No documento-síntese das conclusões do I seminário As didáticas em questão são apresentadas três recomendações para que uma nova visão de didática pudesse vir realmente se concretizar e para que o movimento de reconstrução do conhecimento na área pudesse, de fato, avançar. As recomendações são:
I- Que haja uma busca sistemática de definição do objeto da Didática.
II- Que se procure articular o discurso sobre a Didática com a Didática vivida no dia a dia da prática educativa.
III- Que seja feita uma análise crítica dos conteúdos abordados nos cursos de Didática.
São corretas as recomendações contidas na alternativa:
I, II e III
I apenas
III apenas
I e III apenas
II e III apenas
O livro de Comenius, Didática Magna, traz em seu bojo as seguintes ideias referentes às mudanças que precisam ser realizadas na educação:
I- A prática escolar deveria imitar os processos da natureza;
II- Nas relações entre professores e alunos seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança;
III- O professor passaria a ser considerado um missionário no lugar de um profissional da educação;
IV- A organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e as necessidades de alunos e professores de terem outras atividades.
São corretas APENAS as alternativas:
II e III
I e II
I e III
I, II e IV
I, II e III
Você estudou que o planejamento na escola é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. É uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações.
Assim, pensando sobre o planejamento escolar e suas funções, leia as afirmativas a seguir:
I É função relevante do planejamento escolar assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de forma que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade evitando a improvisação e rotina.
II Uma das funções do planejamento escolar é explicitar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente, articulando-os com as tarefas da escola, o que nem sempre necessita levar em conta as exigências do contexto social mais amplo.
III Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos que compõem o processo de ensino é função importante do planejamento escolar.
IV Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas o professor e alunos devem executar e replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas é uma das funções do planejamento escolar.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
II, III e IV apenas.
III e IV apenas;
I e II apenas;
II e III apenas;
I, III e IV apenas;
A formação da teoria didática para estudar as relações entre ensino e aprendizagem, surgiu a partir do século XVII quando Comenius elaborou o primeiro tratado sobre o assunto, que recebeu o nome de Didática Magna.
Abaixo trazemos alguns posicionamentos sobre a obra. Assinale aqueles que realmente se referem à intenção de Comenius em sua obra Didática Magna.
I- Comenius foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e normas de ensino.
II- Comenius foi um educador que não considerava o interesse de seus alunos.
III- Comenius desenvolveu ideias contrárias aos princípios dos educadores.
IV- Sua obra Didática Magna, contraria os interesses entre professores e alunos.
São corretos os seguintes posicionamentos:
I apenas
I, II, III e IV
I e II apenas
IV apenas
III apenas
A perspectiva fundamental da didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articula as três dimensões humana, técnica e sociopolítica, no centro configurador de sua temática.
PORQUE
Procura analisar a prática pedagógica concreta e seus determinantes, contextualiza a prática e procura repensar as dimensões técnica e humana de modo contextualizado, analisando as diferentes metodologias, o contexto em que foram geradas, as concepções de mundo, de sociedade, de homem e de educação que veiculam.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A indisciplina tem sido um dos aspectos da educação escolar, vivenciado e discutido pelos educadores no cotidiano escolar. Com base nos estudos realizados podemos dizer que:
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
I, II e III
I apenas
III apenas
I e III apenas
II e III apenas
O livro de Comenius, Didática Magna, traz em seu bojo as seguintes ideias referentes às mudanças que precisam ser realizadas na educação:
I- A prática escolar deveria imitar os processos da natureza;
II- Nas relações entre professores e alunos seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança;
III- O professor passaria a ser considerado um missionário no lugar de um profissional da educação;
IV- A organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e as necessidades de alunos e professores de terem outras atividades.
São corretas APENAS as alternativas:
II e III
I e II
I e III
I, II e IV
I, II e III
Você estudou que o planejamento na escola é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. É uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações.
Assim, pensando sobre o planejamento escolar e suas funções, leia as afirmativas a seguir:
I É função relevante do planejamento escolar assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de forma que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade evitando a improvisação e rotina.
II Uma das funções do planejamento escolar é explicitar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente, articulando-os com as tarefas da escola, o que nem sempre necessita levar em conta as exigências do contexto social mais amplo.
III Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos que compõem o processo de ensino é função importante do planejamento escolar.
IV Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas o professor e alunos devem executar e replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas é uma das funções do planejamento escolar.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
II, III e IV apenas.
III e IV apenas;
I e II apenas;
II e III apenas;
I, III e IV apenas;
A formação da teoria didática para estudar as relações entre ensino e aprendizagem, surgiu a partir do século XVII quando Comenius elaborou o primeiro tratado sobre o assunto, que recebeu o nome de Didática Magna.
Abaixo trazemos alguns posicionamentos sobre a obra. Assinale aqueles que realmente se referem à intenção de Comenius em sua obra Didática Magna.
I- Comenius foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e normas de ensino.
II- Comenius foi um educador que não considerava o interesse de seus alunos.
III- Comenius desenvolveu ideias contrárias aos princípios dos educadores.
IV- Sua obra Didática Magna, contraria os interesses entre professores e alunos.
São corretos os seguintes posicionamentos:
I apenas
I, II, III e IV
I e II apenas
IV apenas
III apenas
A perspectiva fundamental da didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articula as três dimensões humana, técnica e sociopolítica, no centro configurador de sua temática.
PORQUE
Procura analisar a prática pedagógica concreta e seus determinantes, contextualiza a prática e procura repensar as dimensões técnica e humana de modo contextualizado, analisando as diferentes metodologias, o contexto em que foram geradas, as concepções de mundo, de sociedade, de homem e de educação que veiculam.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A indisciplina tem sido um dos aspectos da educação escolar, vivenciado e discutido pelos educadores no cotidiano escolar. Com base nos estudos realizados podemos dizer que:
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
II e III
I e II
I e III
I, II e IV
I, II e III
Você estudou que o planejamento na escola é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. É uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações.
Assim, pensando sobre o planejamento escolar e suas funções, leia as afirmativas a seguir:
I É função relevante do planejamento escolar assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de forma que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade evitando a improvisação e rotina.
II Uma das funções do planejamento escolar é explicitar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente, articulando-os com as tarefas da escola, o que nem sempre necessita levar em conta as exigências do contexto social mais amplo.
III Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos que compõem o processo de ensino é função importante do planejamento escolar.
IV Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas o professor e alunos devem executar e replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas é uma das funções do planejamento escolar.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
II, III e IV apenas.
III e IV apenas;
I e II apenas;
II e III apenas;
I, III e IV apenas;
A formação da teoria didática para estudar as relações entre ensino e aprendizagem, surgiu a partir do século XVII quando Comenius elaborou o primeiro tratado sobre o assunto, que recebeu o nome de Didática Magna.
Abaixo trazemos alguns posicionamentos sobre a obra. Assinale aqueles que realmente se referem à intenção de Comenius em sua obra Didática Magna.
I- Comenius foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e normas de ensino.
II- Comenius foi um educador que não considerava o interesse de seus alunos.
III- Comenius desenvolveu ideias contrárias aos princípios dos educadores.
IV- Sua obra Didática Magna, contraria os interesses entre professores e alunos.
São corretos os seguintes posicionamentos:
I apenas
I, II, III e IV
I e II apenas
IV apenas
III apenas
A perspectiva fundamental da didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articula as três dimensões humana, técnica e sociopolítica, no centro configurador de sua temática.
PORQUE
Procura analisar a prática pedagógica concreta e seus determinantes, contextualiza a prática e procura repensar as dimensões técnica e humana de modo contextualizado, analisando as diferentes metodologias, o contexto em que foram geradas, as concepções de mundo, de sociedade, de homem e de educação que veiculam.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A indisciplina tem sido um dos aspectos da educação escolar, vivenciado e discutido pelos educadores no cotidiano escolar. Com base nos estudos realizados podemos dizer que:
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
II, III e IV apenas.
III e IV apenas;
I e II apenas;
II e III apenas;
I, III e IV apenas;
A formação da teoria didática para estudar as relações entre ensino e aprendizagem, surgiu a partir do século XVII quando Comenius elaborou o primeiro tratado sobre o assunto, que recebeu o nome de Didática Magna.
Abaixo trazemos alguns posicionamentos sobre a obra. Assinale aqueles que realmente se referem à intenção de Comenius em sua obra Didática Magna.
I- Comenius foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e normas de ensino.
II- Comenius foi um educador que não considerava o interesse de seus alunos.
III- Comenius desenvolveu ideias contrárias aos princípios dos educadores.
IV- Sua obra Didática Magna, contraria os interesses entre professores e alunos.
São corretos os seguintes posicionamentos:
I apenas
I, II, III e IV
I e II apenas
IV apenas
III apenas
A perspectiva fundamental da didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articula as três dimensões humana, técnica e sociopolítica, no centro configurador de sua temática.
PORQUE
Procura analisar a prática pedagógica concreta e seus determinantes, contextualiza a prática e procura repensar as dimensões técnica e humana de modo contextualizado, analisando as diferentes metodologias, o contexto em que foram geradas, as concepções de mundo, de sociedade, de homem e de educação que veiculam.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A indisciplina tem sido um dos aspectos da educação escolar, vivenciado e discutido pelos educadores no cotidiano escolar. Com base nos estudos realizados podemos dizer que:
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
I apenas
I, II, III e IV
I e II apenas
IV apenas
III apenas
A perspectiva fundamental da didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articula as três dimensões humana, técnica e sociopolítica, no centro configurador de sua temática.
PORQUE
Procura analisar a prática pedagógica concreta e seus determinantes, contextualiza a prática e procura repensar as dimensões técnica e humana de modo contextualizado, analisando as diferentes metodologias, o contexto em que foram geradas, as concepções de mundo, de sociedade, de homem e de educação que veiculam.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A indisciplina tem sido um dos aspectos da educação escolar, vivenciado e discutido pelos educadores no cotidiano escolar. Com base nos estudos realizados podemos dizer que:
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A indisciplina tem sido um dos aspectos da educação escolar, vivenciado e discutido pelos educadores no cotidiano escolar. Com base nos estudos realizados podemos dizer que:
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
é fruto da omissão dos pais na educação dos filhos;
é um fator que deve ser resolvido pela direção da escola e pelos pais.
é fruto das deficiências na formação inicial e continuada do professor;
é um fator simples e de fácil resolução apesar de recorrente;
é assunto complexo e deve ser enfrentado pela comunidade escolar e pais;
No início do ano, ao realizar a enturmação, e encaminhar os docentes para suas respectivas turmas, a coordenação da escola informa ao professor “João” sobre dois alunos que apresentam problemas de indisciplina, alertando-o que eles podem causar alguma perturbação no decorrer do ano letivo.Realmente, logo nos primeiros dias de aula, eles provocam problemas em sala e demonstram que são líderes “negativos” para os demais alunos.
Diante dessa situação, o professor, levando em conta o ponto de vista socioeducacional, além de estabelecer os limites que precisam ser seguidos em sala, deve buscar conhecer melhor os alunos e...
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que melhor completa o pensamento apresentado:
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
enquadrá-los em um sistema de punição e recompensa;
decidir sobre a permanência ou não dos mesmos na turma;
manter um clima de cooperação com os grupos influentes;
tratá-los com rigidez, fazendo prevalecer sua autoridade de professor.
procurar neutralizar a influência desses alunos na turma, não dando muita atenção ao que fazem;
Numa perspectiva histórico-crítica, Didática é entendida como campo teórico que realiza a reflexão sistemática da prática pedagógica, buscando alternativas para os dilemas vividos no processo de ensino escolar.
Com base nesta definição podemos afirmar que a Didática compreendida com este sentido:
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;
busca reforçar a ênfase do caráter meramente técnico, do como desenvolver o ensino;
desconsidera em suas discussões as questões mais amplas da realidade social que interferem no processo de ensino aprendizagem;
é ação desenvolvida com finalidades a serem cumpridas para alcançar fins educativos estabelecidos. Assim, o professor deve desenvolver o ensino sem levar em conta as questões sociais mais amplas e o contexto escolar específico.
pensa os dilemas e busca superar os obstáculos da prática educativa com olhar investigativo que supere as meras técnicas de ensino, os modelos pré-concebidos, as “receitas mágicas”;
não compreende o ensino como uma prática que traz em si diferentes facetas e que, portanto, deve ser compreendida como multidimensional;